AS NOVAS INTERVENÇÕES NO CAMPO DA TOXICOMANIA

Neste artigo a Psicóloga Claudia Fabiana de Jesus reflete sobre as últimas intervenções organizadas no campo da toxicomania e oferece algumas orientações básicas para as referidas ações.

Nos últimos dez anos, têm surgido tentativas de realização de projetos junto aos usuários de drogas na região da Cracolândia, em São Paulo. De quatro anos para cá isso se deu de forma mais intensa. Via de regra, foram intervenções higienistas, autoritárias e focadas nas internações.


No dia 16 de janeiro de 2014, a prefeitura de São Paulo instituiu o programa “Braços Abertos”, que visa o resgate da cidadania e o respeito à autonomia do sujeito. O programa foca no trabalho, na alimentação, na moradia e no tratamento dos dependentes químicos. Assim, busca tirar as pessoas da rua para que elas tenham possibilidades de mudanças. É um programa “de baixa exigibilidade”, não condiciona a inscrição ao abandono da droga, até porque o usuário só larga por vontade própria e quando encontra um sentido para isto. Os usuários de drogas têm seus direitos garantidos enquanto aprendem a lidar com seu vício dentro do contexto que os levaram ao uso. O ponto central não é a repressão, mas, sim, ações em que a autonomia da pessoa seja preservada. Leia o texto completo clicando aqui. 






Comentários

Postagens mais visitadas