Princípios para a disposição da disciplina




A bióloga Ana Reis conta em seu Blog, um pouco sobre sua experiência com a disciplina. Apesar de sua reflexão ter como título “O segredo da disciplina”, sabe-se que não há um “segredo” específico para a prática da disciplina, como uma receita “pronta” em que automaticamente se obtém o resultado. Mas, a disciplina é um processo, pelo qual progressivamente adquire-se o hábito, e ligado a ele, a consciência, de que aquele caminho ou atitude é a melhor opção, e não, a mera obrigação.

Segue abaixo, um pequeno excerto de sua reflexão:

“Sempre pensei que, forçar-me a trabalhar durante horas seguidas e fazer várias tarefas ao mesmo tempo fosse o único caminho para conseguir as coisas que quero. No entanto, todos os fracassos da minha vida (apesar do meu esforço sobre-humano) ensinaram-me algo muito importante. Aprendi que a verdadeira disciplina tem pouco a ver com a rigidez e o esforço exagerado, a verdadeira e sana disciplina tem apenas a ver com saber definir as nossas prioridades. Para isto devemos conhecer o nosso ritmo, não devemos querer correr mais do que as nossas pernas nos permitem. E devemos desenhar uma meta para cada dia e cada mês. Desenhar uma meta e apenas uma”.  

Diante de sua experiência, Ana Reis estabelece então alguns princípios valiosos para a prática da disciplina, os quais valem a nossa atenção a eles. Clique aqui e leia o post completo sobre o tema.

Comentários

  1. Olá! Muito obrigada pela menção ao meu blog. Fico muito feliz que as minhas palavras desajeitadas tenham sido referidas.
    Um grande abraço,
    Ana Reis

    ResponderExcluir
  2. O sentimento é recíproco, querida Ana.

    As vezes não imaginamos o potencial que há em nós, quando nossas ações objetivam o bem. No entanto, essas ações são como sementes, que no seu devido tempo, abrem sua flor e concede o seu precioso fruto.

    Um grande abraço a você e felicidades em todo o seu trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas