11º Princípio básico de Amor-Exigente: Exigência na disciplina





Eliane Aparecida dos Santos Beguini é da Regional Zona da Mata Mineira, de Juiz de Fora/MG. Nesta entrevista ela mostra, na visão dos pais, o que diz o 11º Princípio Básico, um princípio ORGANIZADOR, que diz: “A exigência na disciplina tem o objetivo de ordenar e organizar nossa vida e a de nossa família”.


Revista Amor-Exigente: O que o 11º Princípio Básico de AE ensina aos pais de dependentes químicos?

Eliane Beguini - Para nós pais, este princípio ­mostra a questão dos limites, das regras e também ­deixa bem ­claro, a diferença entre Autoridade e ­Autoritarismo. ­Porém, muitas vezes pensamos que ­disciplina é para o outro, ou seja, nossos filhos é que ­precisam de ­regras, limites, etc. Muitas vezes ­esquecemos que não ­podemos dar o que não temos. Como vamos dar ­limites, se não temos limites na ­permissividade, nas compras, disciplina nos horários e etc? Como exigir do outro, se não fazemos nós?

REA – Como o princípio é aplicado no dia a dia dos pais?

E.B - Nós devemos trabalhar este Princípio como ­autodisciplina, ou seja, primeiramente em nós. No corre-corre da vida diária, com os nossos problemas e nossos medos, perdemos o norte da disciplina. O Amor-Exigente nos serve de bússola apontando para este norte; este princípio básico nos mostra que precisamos nos organizar, nos reestruturar, exigir de nós mesmos ­primeiro, para que com o nosso exemplo possamos exigir que as regras na nossa família sejam cumpridas.

REA – Como lidar com as regras?

E.B - Não adianta nada você colocar regras se você não tem como cobrá-las. As metas são as ferramentas certas para conseguirmos nos disciplinar. As metas são as exigências na disciplina, é o nosso comprometimento com a ação.

REA - Este princípio nos remete à autoridade?

E.B – Sim, pois sabendo estabelecer limites e criar as condições necessárias para que as regras sejam ­cumpridas, passamos segurança, confiança, ­referências positivas, assim nossos filhos se sentem protegidos, amados. Pais que pensam que seus filhos não querem regras e limites se enganam, pois como diz a frase: “Quem ama cuida”. É a exigência na disciplina que nos ajuda a proteger e cuidar de nós e de nossos filhos.

REA - O lema do AE é: “Eu o amo, mas não aceito o que você está fazendo de errado”. Mas como corrigir o que está errado?

E.B - Ponha em prática esse princípio. Comece ­estabelecendo metas, primeiro para você e depois ­estabeleça regras claras para sua família. Valorize o “certo”, corrija o “errado”. Use de autoridade, ­nunca de autoritarismo. Lembre-se: “disciplina” é uma ­palavra cuja raiz é a mesma de “discípulo”, que é ­aquele que ­recebe ensinamentos, que segue o mestre por ­admiração. Vamos ser mestres para nossos ­filhos! Na minha visão de mãe, o Amor-Exigente nos dá ­equilíbrio para agir com Exigência na Disciplina.



Comentários

Postagens mais visitadas