Manter o caráter de grupo leigo e voluntário




8º Princípio Ético

Para inaugurar a série de postagens de nosso Blog, temos o privilégio de refletir sobre a entrevista cedida por nosso Coordenador e amigo, Fernando Antunes Lima; por ocasião das reflexões feitas no mês de Agosto, sob o tema do oitavo princípio ético institucional: ‘Manter o caráter de grupo leigo e voluntário’.

Fernando é o nosso Coordenador do grupo Pinda, e também Suplente da Regional do Amor-Exigente no Vale do Paraíba/SP. Nesta entrevista, ele fala sobre a importância do 8º Princípio Ético de AE. Confira!

(Revista Amor-Exigente) O que ensina aos pais o 8º Princípio Ético de AE?

(Fernando Antunes lima) Para nós pais, este Princípio Ético vem  mostrar a importância  da cooperação voluntária, e não obrigada,  nas tarefas familiares. A cooperação é importante  para uma relação saudável, tornando uma família mais feliz, mais unida  e consequentemente uma sociedade melhor.

RAE - Como aplicar este Princípio no dia a dia?
FAL - No dia a dia devemos estar sempre nos policiando, principalmente nas reuniões,  para que a nossa formação profissional não interfira em nossa condição  de leigo e voluntário. Devemos nos colocar na mesma condição de igualdade para  que um possa ajudar o outro, mutuamente.

RAE -  Qual a sua experiência pessoal com este Princípio?
FAL - A experiência pessoal adquirida nestes oito anos de Amor-Exigente  foi de grande importância na minha vida,  me fez ver  algo que não tinha percebido antes, (talvez por egoísmo ou falta de empatia); o sofrimento, a dor, a alegria, a felicidade, são muito democráticos; não escolhem raças, não escolhem credos e nem classes sociais. Todas as pessoas sentem as mesmas coisas. Somos todos diferentes, mas, ao mesmo tempo iguais em nossas angústias e ansiedades.

RAE - Por que no grupo é importante manter o caráter leigo e voluntário?
FAL - O caráter leigo no grupo é muito importante   para que as pessoas sintam que estamos todos no mesmo barco remando para o mesmo lado, um emprestando o ombro ao outro sem julgamentos ou preconceitos. Todos têm problemas similares e assim podemos nos ajudar mutuamente. Devemos nos conscientizar de que somos leigos, mas muito competentes, estudiosos, atualizados e experientes  para lidar com o sofrimento humano. O caráter voluntário é importante pela sua característica de ser um conjunto de ações de interesse social e comunitário, ajudando quem precisa, contribuindo para uma sociedade mais justa e mais solidária, sem qualquer remuneração, mas, muito gratificante; ganhamos qualidade de vida, somos livres, servidores a serviço do bem e da vida. O trabalho voluntário é exercido de forma compromissada e séria, muitas vezes, necessitando de especialização, conhecimento de causa e profissionalismo naquilo que se propôs a voluntariar.

RAE - O que representa o caráter cooperativo e voluntário na família?
FAL - A cooperação  na família  é uma ação onde todos trabalham em benefício de todos proporcionando harmonia familiar,  respeitando os limites de cada um, a disciplina da casa, as regras do grupo e sabendo a responsabilidade de cada um.

RAE - Qual a importância dos Princípios Éticos no trabalho de AE?
FAL -  Os Princípios Éticos são meios orientadores para lidar com os Princípios Básicos no sentido de direção, organização, respeito a regras e normas,  comprometimento e fidelidade  com o programa. Mostram-nos de maneira responsável e ética,  o caminho para ações comportamentais, sem perder o foco da  proposta da Federação de Amor-Exigente, consolidada há 27 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas