quinta-feira, 27 de junho de 2013

Justiça do Estado de São Paulo fecha parceria com Amor-Exigente


Familiares de dependentes químicos ganharam mais um apoio no enfrentamento ao drama das drogas. Desde segunda-feira (06/05), o grupo Amor Exigente, formado por voluntários, presta orientações às pessoas que recorrem à ajuda do Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas (Cratod). 

A entrada do grupo no Programa Estadual de Enfrentamento ao Crack foi uma iniciativa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que já articula a ampliação do serviço para a periferia, através dos Centros de Integração da Cidadania (CICs).

O coordenador de Políticas sobre Drogas, da Secretaria, Mário Sérgio Sobrinho, idealizou essa assistência às famílias de dependentes químicos ao constatar a grande procura de mães e parentes pelo Plantão Jurídico, instalado no Cratod em 21 de janeiro. Fato que sensibiliza a secretária da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda, desde que assumiu a pasta.

“Tudo que for possível fazer para ajudar as pessoas nessa situação, nós vamos fazer”, disse a secretária em reunião hoje (08/06), com o presidente do grupo Amor Exigente, Carlos Alberto Torres Ribaldo, seu vice, Luiz Fernando Cauduro, e o coordenador regional, Miguel Tortorelli.”Estamos aqui para ajudar, principalmente as famílias que são as mais atingidas pelas drogas e acabam doentes também”, comentou Torres Ribaldo.

Seguindo essa idéia, Eloisa Arruda propôs um encontro do grupo com a coordenadora do Centro de Integração da Cidadania (CIC), Angela Eliana de Marchi, para levar o Amor Exigente à periferia. As unidades do CIC dispõem de atividades e serviços gratuitos para população que vive em localidades de alta vulnerabilidade social.

Após a reunião com a secretária, Mário Sérgio Sobrinho conduziu o grupo à Coordenação do CIC. “Temos salas nas unidades que podem ser utilizadas para as reuniões do Amor Exigente”, respondeu Angela sobre a nova parceria. “O cerne do trabalho do CIC é o serviço comunitário”, explicou aos visitantes. O próximo passo para colocar o plano em prática será uma reunião com os diretores dos CICS no dia 17 de maio. 


 Veja notícia completa aqui.

Marcadores:

quarta-feira, 26 de junho de 2013

ONU diz que consumo de drogas sintéticas cresceu 50% em três anos


Notícia no portal Folha.com de hoje destaca a análise feita pela ONU de que o forte aumento na variedade de drogas sintéticas legais, com nomes que levam os jovens a considerá-las inofensivas, é um fato alarmante do ponto de vista da saúde pública, disse a agência antidrogas da ONU nesta quarta-feira.

O número de novas substâncias psicoativas, comercializadas como "drogas de design" ou "baratos legais", relatadas por Estados membros saltou mais de 50% em menos de três anos, chegando a 251 substâncias em meados de 2012, segundo o Escritório da ONU para Drogas e Crimes (UNODC, na sigla em inglês).
(...)

Os nomes incluem "tempero", "miau-miau" e "sais de banho", levando os jovens a pensarem que se trata de uma diversão com poucos riscos, segundo o UNODC. Mas "os efeitos adversos e potenciais de dependência da maioria dessas substâncias não controladas são, na melhor das hipóteses, mal compreendidas", disse a agência em uma pesquisa anual.

Nos EUA, essas substâncias parecem ter o dobro da difusão do que na União Européia, onde a maioria dos usuários se concentra no Reino Unido, Polônia e França, segundo a pesquisa.
As NSPs podem ser produzidas com ligeiras modificações na estrutura molecular de drogas controladas, criando uma droga nova, com efeitos semelhantes, mas que burla proibições nacionais e internacionais.

Elas "estão se proliferando em um ritmo sem precedentes e constituindo desafios de saúde pública imprevistos", disse o relatório, que examina tendências da produção, tráfico e consumo.
"O sistema internacional do controle de drogas está patinando, pela primeira vez, sob a velocidade e criatividade do fenômeno."

Em termos gerais, no entanto, o consumo global de drogas se manteve estável, segundo o relatório, referindo-se ao número de usuários com dependência ou distúrbios associados ao uso. Em 2011, o número de mortes associadas às drogas foi estimado em 211 mil.

"Enquanto o uso de drogas tradicionais, como heroína e cocaína, parece estar declinando em algumas partes do mundo, o abuso de drogas vendidas sob prescrição e o abuso de novas substâncias psicoativas está crescendo."

Fonte: Folha.com


Marcadores:

PREVENÇÃO! Evento para este 26 de Junho de 2013

A APAMEX – Associação Pindamonhangabense de Amor Exigente e o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente convidam para:

I Encontro de Prevenção e Enfrentamento às drogas:
Tema: “DROGAS – Um novo olhar, uma nova postura”.
Dia 26 de junho de 2013

Local: Auditório da Universidade Anhanguera – Pólo Pindamonhangaba
Horário: 13 às 17 horas.

Inscrições pelo e-mail: eventos.conselhospinda@gmail.com (nome completo, instituição e cidade)

Objetivo: Atualizar e mobilizar a rede, informando e formando os participantes para uma nova postura de enfrentamento às drogas, à partir das experiências dos palestrantes convidados e de resultados positivos já alcançados.

Público Alvo: Professores da rede municipal, estadual e particular; Psicólogos, Assistentes Sociais, Educadores sociais; Familiares de dependentes químicos; Conselheiros; lideranças comunitárias e religiosas; e demais interessados no assunto.

Palestrantes Convidados:

- Professor Ricardo Galhardo Blanco
Pedagogo. Fundador do Grupo GABATA. Consultor em dependência química. Palestrante de Relações humanas.

- Dra. Bernadete Oliveira Maciel
Cirurgiã Dentista Especialista em endodontia  pela UNICAMP. Mestra em Estomatologia. Voluntária na Federação do AMOR-EXIGENTE. Coordenadora  Nacional da Prevenção da Federação de Amor Exigente.
Programação
Horário
Atividade
13h
Credenciamento
13h30
Abertura e agradecimentos
14h
1ª colocação: Prof. Ricardo Galhardo Blanco
14h50
Perguntas
15h10
Intervalo (água e banheiro) e apresentação de vídeo
15h20
2ª colocação: Dra. Bernadete Maciel
16h
Perguntas
16h20
Lanche
16h45
Mesa Redonda: Convidados, CREAS, CAP’S, Educação, APAMEX e CMDCA.
17h30
Encerramento


Marcadores: ,

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dia 26 de Junho: Dia Internacional de combate às drogas e ao tráfico

Refletindo sobre a Prevenção de drogas: Indo além do comum!




Por Cláudia Fabiana de Jesus- Psicóloga/ Mestre em Psicologia da Saúde clafaje@hotmail.com

A prevenção de substâncias psicoativas é muito falada, discutida e indicada pelos profissionais e por aqueles que estão ligados a temática. Porém, na realidade há muitos trabalhos preventivos a se realizar. A prevenção de drogas muito discutida se refere a falar sobre os prejuízos das drogas, a realização de palestras e eventos informativos sobre o fenômeno, a transmissão da experiência com drogas de pessoas que superaram a problemática, campanhas e eventos isolados em diversos campos, enfim, há alguns trabalhos com este cunho preventivo e são escassos os trabalhos com acompanhamento a médio e longo prazo e sistemático.

Além desta abordagem, a qual é mais divulgada e conhecida, há a abordagem que se refere a focar a saúde e não o comportamento patológico. Neste aspecto, chama-se de atividades ou intervenções que promovam saúde em diferentes contextos e em diversas fases da vida. Assim sendo, a prevenção de substâncias psicoativas diz respeito a promoção de saúde, ou seja, trabalhos que focam o bem estar, a qualidade de vida, a ambientes, hábitos e comportamentos saudáveis, bem como, espaço de lazer e de prazer e maneiras de viver o cotidiano construtivamente.

Sugere-se que a saúde seja cultivada em diferentes campos do cotidiano do ser humano. Indica-se mais atividades voltadas para o desenvolvimento do ser humano, valorizando fatores construtivos, desenvolvendo a pessoa em seus diferentes aspectos, tendo como base a auto estima, o estabelecimento de metas e sonhos, a capacidade de superar as dificuldades, a capacidade de expressão de sentimentos, a qualidade na convivência em grupo e o desenvolvimento do autoconhecimento.

Enfim, acredito que a prevenção em substâncias psicoativas começa quando se planeja um filho promovendo atitudes e comportamentos saudáveis. Observa-se que o cuidador, o pai, a figura de autoridade, o responsável, e adulto, tem a missão de transmitir que a vida nos possibilita o desenvolvimento de si mesmo e, que por isto, deve-se haver o entusiasmo pela vida. O entusiasmo em viver deveria ser mais vivenciado pelas pessoas.

O entusiasmo em viver pode impedir uma pessoa ao uso de drogas e, ao mesmo tempo, pode naquele que usa drogas, ser o motivo para querer largar. Atualmente, falta o encantamento pela vida. Necessitamos de homens e mulheres com mais interesse pela própria existência.


“A mensagem mais importante que deveríamos passar para os filhos é de que a experiência de viver é interessante” (Claudia Fabiana de Jesus).


Marcadores:

Semana de Combate às Drogas




Semana de Combate às Drogas abre inscrições

A Coordenadoria de Prevenção às Drogas da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de Campinas abre inscrições para a Semana Mundial de Combate às Drogas que ocorre entre os dias 24 e 28 de junho, em diferentes espaços da cidade.

Durante a semana serão realizados encontros, debates e eventos para discutir a questão das drogas como um problema que vai além da saúde pública. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, porém as vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas por meio do e-mail: smcais.prevdrogas@campinas.sp.gov.br até o dia 21 de junho.

O coordenador de prevenção às drogas de Campinas, Nelson Hossri Neto, destaca o papel da coordenadoria no sentido de estimular a discussão e incentivar a comunidade a participar das atividades de conscientização. “A droga deixou de ser tabu e deve ser assunto dentro de casa, na escola e em qualquer lugar”, diz Hossri.

A semana tem como foco, sobretudo, os jovens, familiares e educadores, para que possam ser agentes multiplicadores da luta contra as drogas.

Para a secretária da pasta, Jane Valente, essa é mais uma oportunidade de alertar as famílias sobre a importância da informação como estratégia de prevenção ao uso de substâncias psicoativas. “A luta contra as drogas é responsabilidade de todos, da família, da sociedade e do poder público”, ressalta a secretária.

Confira a programação no portal da Prefeitura de Campinas clicando aqui.


Marcadores:

sábado, 22 de junho de 2013

Roda Viva com Dr. Ronaldo Laranjeira e D. Mara Menezes




No programa de debates Roda Viva da TV Cultura exibido no dia 20/05/13, o professor da Unifesp e psiquiatra Dr. Ronaldo Laranjeira, falou sobre a política antidrogas brasileira e a epidemia do crack no país. Neste debate D. Mara Menezes foi uma das entrevistadoras e pode através de suas perguntas levantar questões importantes a serem refletidas em relação à dependência química e a família.

Na entrevista Dr. Ronaldo Laranjeira pode falar sobre o Programa Recomeço. Implantado pelo governo estadual, ele pretende ser um programa de recuperação em quatro eixos: prevenção, tratamento clínico, assistencial e de recuperação. O qual buscará financiar comunidades terapêuticas conveniadas ao Governo do Estado em um período de até seis meses, para o tratamento terapêutico de dependentes químicos oriundos de famílias carentes.

Dr. Laranjeira também fala nesta entrevista sobre a questão da situação judiciária dos adictos através da “justiça terapêutica” e sua implantação no Brasil. A qual pretende fornecer aos adictos que em contato com o tráfico ficam a margem da situação de crime, uma transição do sistema judiciário e penal para o sistema de saúde e o respectivo tratamento. Dentre essas e outras questões é debatido também a questão da internação compulsória, sua importância e a necessidade de critérios.

Dona Mara Menezes pergunta sobre a questão da dependência química e sua relação com a família, expondo como a família é afetada pela adicção de um de seus membros e quais as conseqüências disso. Dr. Ronaldo responde a essa e a outras perguntas referentes à família dizendo que a família fica na maioria das vezes deteriorada e que a primeira atitude a ser tomada deve ser a buscar por um auxilio externo: os grupos de ajuda mutua. Grupos de familiares que orientem a família.

O debate é amplo e também trata das questões como: o Cratod em São Paulo e as famílias desesperadas pelo tempo de espera de um mês para o início do tratamento; Qual a eficácia da internação? Quais as outras possibilidades?

Em relação à necessidade de um sistema de tratamento eficaz é discutido o tema da Redução de danos e suas possibilidades. O qual, como destaca Dr. Laranjeira, não deve ser convertido ou confundido com a descriminalização das drogas. Para isso, ele menciona o exemplo do modelo de redução inglês o qual é antes um processo de recuperação e não de descriminalização.

Finalizando o debate, dona Mara de Menezes perguntou ao psiquiatra: o uso esporádico  de drogas pode transformar-se em vício? Assista aos vídeos e veja a resposta.


Os vídeos podem ser vistos aqui, basta digitar na caixa “Busque por palavra-chave” a palavras – Dr. Ronaldo Laranjeira. Confira!


Marcadores: ,

Olha o arraiá gente....

PUC Campinas e Instituição Padre Haroldo unidas para a festa julina.



Para realizar a festa julina, a Instituição Padre Haroldo (IPH), em Campinas, recebeu doações de prendas, arrecadadas pelos alunos do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas. A entrega ocorreu na segunda-feira, dia 17, com a presença de aproximadamente 15 alunos.

Ioiô, pião, peteca e outros brinquedos foram comprados com dinheiro coletado durante o primeiro semestre do ano letivo, como parte da programação do trote solidário, apoiado pela Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna (CACI).
(...)

A Instituição Padre Haroldo foi fundada em 1978 e é modelo de tratamento de dependentes químicos e recapacitação. A Instituição prestou atendimento a mais de 70 mil jovens, crianças e adultos nos quatro programas existentes. Além do Programa Aprender + e Além da Rua, existe o Programa Despertar para a Vida, com dependentes químicos adultos, e o  Programa Múltiplo Saber, que faz prevenção por meio de palestras e treinamentos.

Leia mais a respeito dessa notícia clicando aqui.


Fonte: Arquidiocese de Campinas

Marcadores:

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Depois de alguns meses...


Olá, gente querida e amiga.

Como estão?
Espero que esteja tudo bem a cada um de vocês.

Ficamos alguns meses – para ser específico desde Março – sem atualizar o Blog devido à mudança de cidade e a todos os ajustes que isso demanda. No entanto, estamos de volta!

Nosso objetivo é atualizar e compartilhar com vocês todo o que for possível para contribuir à prevenção e ao enfrentamento do uso do álcool e de outras drogas, à luz dos princípios e métodos do Amor-Exigente.

Desejamos que esta caminhada seja frutífera, amiga, sóbria e dialógica. Sempre primando pelo bem comum ao grupo e também ao individuo.

Para isso, elementos essenciais e condutores será o amor, força, fé e a alegria!

Abraço fraterno a todos.

Deus nos abençoe. 

Marcadores: