sábado, 21 de setembro de 2013

Apoie-se em mim!

“As famílias precisam dar e receber apoio. Sozinhos, estamos perdidos, em grupo encontramos força!”.  Este é o 9º princípio do Amor-Exigente e no qual refletimos neste mês de Setembro. Somos constituídos para viver comunitariamente. Quando perdemos das mãos este leme, ficamos sozinhos, entramos em colapso e ficamos desanimados. Mas quando vivemos em parceria com o outro somos fortes, encontramos apoio e nisso podemos então caminhar.

É com esse espírito que essa belíssima canção de Bill Withers gravada em 1972 foi composta e atravessou décadas ecoando a proposta – Apóie-se em mim! Withers havia passado sua infância em uma cidade de mineração de carvão onde devido as circunstâncias hostis que a vida carvoeira oferecia àquelas pessoas, a comunidade desenvolveu uma prática de apoiarem-se mutuamente em todas as dificuldades de forma fraterna e ética.

Quando ele e outras pessoas daquela comunidade mudaram-se para Los Angeles, Bill Withers viu que ali não existia nenhuma ética, nenhum amor, nenhuma vida comunitariamente responsável, ou seja, nenhum apoio. Foi então que as lembranças do apoio vivido na cidade carvoeira de West Virginia o inspiraram a compor essa música e desafiar aquela sociedade de então a apoiarem-se mutuamente. Withers apoiou principalmente jovens e outros moradores que desolados e sem esperança buscavam, nas ruas de Los Angeles, o uso de drogas e do álcool.

Sua proposta foi: apóie-se em mim!


Ouça essa belíssima música que está legendada no vídeo abaixo e além de refletir na maravilhosa letra, também pratique. Apóie e receba apoio.



Lean On Me
Sometimes in our lives
we all have pain
we all have sorrow
but if we are wise
we know that there's always tomorrow

Lean on me
when you're not strong
and i'll be your friend
i'll help you carry on
for it won't be long
till i'm gonna need
somebody to lean on

Please
swallow your pride
if i have pain
you need to borrow
for no one can heal
those of your needs
that you wont let show

ya just call on me brother
if you need a hand
we all need somebody to lean on
i just might have a problem that youll understand
we all need somebody to lean on



lean on me
when youre not strong
and ill be your friend
ill help you carry on
for it wont be long
till im gonna need somebody to lean on

ya just call on me brother
if you need a hand
we all need somebody to lean on
i just might have a problem that youll understand
we all need somebody to lean on


if
there is a load
you have to bare
that you cant carry
im right up the road
ill share your load
if you just calllll meeeeee
caaaaaaaallllll meeeeee
if you need a friend

Apoie-se Em Mim
Às vezes, em nossas vidas
Todos temos dor
Todos temos tristeza
Mas se formos sábios
Sabemos que há sempre um amanhã

Apoie-se em mim
Quando não estiver forte
e eu serei seu amigo
Eu ajudarei você a prosseguir
E não demorará
Até que eu precise
de alguém para me apoiar

Por favor
Engula seu orgulho
Se eu tenho dor
Você precisa tomar emprestado
Para que ninguém possa curar
as suas necessidades
Que você não queira mostrar

Basta ligar para mim irmão
Se você precisar de uma mão
Todos nós precisamos de alguém pra se apoiar
Eu posso ter um problema que você compreende
Todos nós precisamos de alguém pra se apoiar

Apoie-se em mim
Quando não estiver forte
eu serei seu amigo
Eu ajudarei você a prosseguir
E não demorará
Até que eu precise de alguém para me apoiar

Basta ligar para mim irmão
Se você precisar de uma mão
Todos nós precisamos de alguém de encostado
Eu só poderia ter um problema que você compreendesse
Todos nós precisamos de alguém de encostado

se
Existe uma carga
você tem que suportar
Que você não consegue
eu estou aí perto na estrada
eu compartilho a sua carga
se você apenas me ligasse
me ligasse
Se você precisar de um amigo





Marcadores:

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Da dependência à Independência.


Por Claudia Fabiana de Jesus – Psicóloga/ Mestre em Psicologia da Saúde – clafaje@hotmail.com


Este mês se refere a uma data importante: 7 de setembro! Dia da Independência do Brasil. E assim, este escrito foca-se na questão da independência x dependência relacionada ao consumo de substâncias psicoativas. A temática dependência e independência podem ter diversos aspectos a serem discutidos e aqui será discutida a partir de certo viés.

A dependência se refere à sujeição, a subordinação e diz respeito ao indivíduo que não tem recursos próprios, de forma geral, e vive a expensas do outro. A independência é algo importante no desenvolvimento do ser humano e não tão simples de ser conquistada.

O ser humano nasce e é o ser mais dependente da mãe, do outro, necessitando de seus cuidados. Um ser que depende do outro para sobreviver. A dependência se mantém na infância, na adolescência se questiona em alguns pontos desta temática, mas, ainda predomina a dependência. No período da fase adulta se pontua a prioridade da independência. O ser humano se desenvolve, sai da dependência e se dirige para a independência, como um país que ganha sua autonomia e se torna independente do outro, podendo se autogerir.

Há diferentes aspectos da dependência. Cita-se a dependência econômica, financeira e a dependência emocional, as quais podem estar ligadas uma a outra ou não, porém, foca-se neste escrito a dependência emocional x independência emocional.

Muitas vezes, o adulto apresenta além da “dependência química” a dependência emocional e este é um ponto fundamental a ser trabalhado. Há pessoas que ate conseguem buscar e manter a abstinência do álcool ou do uso de drogas, contudo, apresentam uma dependência emocional significativa. Uma pessoa que precisa da aceitação e aprovação do outro, da mãe, da esposa, de uma instituição, ou da sociedade, apresentando dificuldade em estar mais seguro em suas próprias escolhas, não assumindo riscos e, assim apresentando dificuldades em inventar o seu próprio futuro.

O indivíduo independente é aquele que tem como referencia de sua vida ele mesmo, não que ele não precise dos outros, mas ele não depende. Percebe-se no desenvolvimento do ser humano e de nossa sociedade um estímulo à dependência, pois quando uma pessoa se assume e é independente isso aparenta ser “egoísta” alcançando um cunho negativo. Também, se observa que atrás da dependência do outro, alguém que se responsabilize pelo outro cuidando deste outro e assim pode ter uma questão de controle frente a este outro.
Quando alguém depende do outro pode ficar submisso ao outro e acaba não se responsabilizando por si mesmo e pelas escolhas.

Há, também, as pessoas que apresentam dependência emocional e não desejam sair desta posição, alimentando a relação simbiótica com o outro, contudo, há um “preço alto a se pagar” ficando na posição da dependência.

Marcadores: ,